viagem

Creta- Grécia

 

paraiso 347

Balos

 

Creta é considerada a quinta maior ilha do Mar Mediterrâneo e a maior ilha grega. Heraklion, Rethymnon, Chania, Agios Nikolaos e Sitia são as suas principais cidades.

Já me perguntaram se vale a pena ir pra Creta…  eu arriscaria a dizer que Creta não tem  o romantismo de Santorini ou o charme de Mykonos. As cidades são maiores, com aquela cara de porto, a oferta de hotéis e restaurantes  menos estilosa, talvez não atendendo aos viajantes mais exigentes. Por outro lado,  há uma riquíssima diversidade histórica e cultural e lugares paradisíacos, de uma beleza excepcional.

Heraklion, capital da ilha, é a entrada principal para Creta  através do porto ou do aeroporto internacional. Um dos passeios mais famosos da cidade é a visita as Ruínas do Palácio de Knossos e ao Museu Arqueológico de Heraklion. Infelizmente eu tinha pouco tempo para explorar a ilha e apenas pernoitei na cidade. Recomendo o Lato Boutique Hotel ( http://www.lato.gr/), que fica muito próximo ao porto e ao centro velho da cidade.

paraiso 273Porto Veneziano de Heraklion

 

mapa-creta

Escolhi conhecer a costa oeste da ilha, e estabeleci minha base em Chania, a 142km de Heraklion; porém; com direito a uma paradinha em Rethymnon.

 

foto

paraiso 277

Rethymnon- mais moderninha, com uma infinidade de restaurantes, bares e cafés.

 

Enfim, Chania, a segunda maior cidade da ilha! Me hospedei no Irida (http://www.irida-hotel.gr/), que tem um bom café da manhã, quartos com vista pro mar e está a uma distância próxima ao centrinho.

paraiso 289

vista do quarto

 

paraiso 285

centrinho de Chania ao anoitecer

 

Partindo de Chania, meu primeiro destino foi a Praia de Elafonisi. De carro este trecho leva quase 3 horas, pois as estradas são bastante sinuosas, passando por muitos vilarejos.

É um destino muito procurado na alta temporada, setembro seria um mês com uma temperatura mais amena e não tão lotado. Muitos turistas levam sua própria comida, mas você pode achar opções de lanches na praia e ainda alugar cadeira e guarda sol por aproximadamente 8 euros.

Já vou adiantando, o que vem a seguir vale cada minuto.

paraiso 293

paraiso 302

paraiso 308

paraiso 295

Praia de Elafonisi: muitos a consideram como sendo a praia mais bonita da Grécia

 

Outro destino imperdível é Gramvousa e Balos. Partindo do Porto de Kissamos, o roteiro é feito em um cruzeiro que sai as 10 e volta as 18 hs (http://www.cretandailycruises.com/).   Kissamos está a 43km de Chania e o estacionamento do Porto é gratuito.

paraiso 313

A primeira parada é em Gramvousa, ilha famosa pelo forte construído pelos Venezianos para proteger Creta de uma ocupação Turca. Quem se animar pode subir até o topo do forte, que está a 137 metros do nível do mar.

paraiso 333

Já pra quem não quiser se arriscar na subida, dá pra curtir uma bela praia nessas 2 horas de parada.

paraiso 338

 

Gramvousa

 

Balos está a apenas 20 minutos de Gramvousa, e é a próxima parada de 2 horas. É possível aproveitar tanto a lagoa como a praia.

paraiso 367

 

paraiso 355

 

paraiso 339

 

paraiso 351

Balos

 

E aí, vale a pena ir para Creta?

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Creta- Grécia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s