viagem

Varsóvia- Polônia

Os primeiros sinais originais de assentamento datam do século X, mas Varsóvia só começou a realmente florescer por volta do século XIV na área conhecida por Cidade Velha- Stare Miasto. Em 1596 se tornou a capital da Polônia, além de ser a casa de  famosos artistas, cientistas e ativistas sociais como Fryderyk Chopin e Maria Sklodowska- Curie.

Em 1944, 85% da cidade foi completamente destruída por conta da resistência polonesa contra a ocupação alemã. A cidade velha de Varsóvia foi totalmente reconstruída tornando-se patrimônio histórico mundial da UNESCO.

Cidade Velha/ Stare Miasto:

 

Ao centro da praça do Castelo a coluna com a estátua do Rei Sigismundo, que ficou conhecido por mudar a capital de Cracóvia para Varsóvia. Ao fundo o Castelo Real. 

dsc03423

 

dsc03373  Na praça Kanonia está o famoso sino de bronze, que nunca foi tocado em igreja. Diz a lenda que se você der 3 voltas ao seu redor ele te trará boa sorte…

dsc03385 Há muitas igrejas espalhadas por toda a cidade velha, mas a Catedral de São João Batista chama a atenção pelo seu estilo gótico.

dsc03386dsc03384

A Praça do Mercado costumava ser a principal de Varsóvia, palco de celebrações e feiras, mas também de execuções. No centro dela podemos encontrar a Estátua da Sereia, que é a guardiã da cidade.

dsc03382 dsc03381

 Praça do Mercado após a Segunda Guerra; no Século XX e hoje

dsc03392

dsc03391

dsc03394

O Monumento aos Insurgentes representa as crianças que fizeram parte do Levante de Varsóvia, que começou em primeiro de agosto de 1944 e durou 63 dias . Os Insurgentes queriam libertar a capital da ocupação de Hitler antes da entrada da União Soviética. Eram numerosos, mas apenas 10% estavam armados, tendo que enfrentar o poderoso exército alemão e soviético sem a ajuda dos aliados. Aproximadamente 150.000 civis foram mortos e 500.000 residentes foram expulsos de Varsóvia. O Museu do Levante de Varsóvia conta todos os detalhes da revolta, através de vídeos, fotos, documentos e efeitos sonoros. Vale muito a visita: http://www.1944.pl/en

dsc03429

Monumento aos Insurgentes

  Memorial do Levante de Varsóvia

Cidade Nova:

dsc03422

Rota Real- rua Krakowskie Przedmiescie

A famosa Rota Real tem início na rua Krakowskie Przedmiescie ligando o Castelo Real ao Palácio Wilanów, percurso que os reis poloneses faziam. Ela se transforma na charmosa Nowy Swiat, com suas numerosas lojas e restaurantes. No caminho de aproximadamente 11 km, estão algumas das principais atrações da cidade, como o Palácio Presidencial e o Museu Chopin, que  pode ser feito também com as linhas de ônibus 116 e 180.

img_20161101_205934553 Palácio Presidencial

 

O Palácio da Cultura e da Ciência é o maior prédio da polônia, e foi um presente  dos soviéticos aos poloneses. No trigésimo andar temos uma vista panorâmica de Varsóvia.

 

img_20161101_232314765 Palácio da Cultura e Ciência

          vista panorâmica de Varsóvia

 

O Museu Polin impressiona por sua arquitetura e exibição; conta a história dos judeus poloneses (www.polin.pl/en)

 

 

 

Entre as Ruas Zlota 62 e Sienna 55 , encontramos os dois últimos fragmentos preservados do muro do Gueto de Varsóvia:

 

 

Varsóvia no outono é assim…

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Varsóvia- Polônia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s